Você sabe o que é Brontofobia? Você pode ter essa fobia e não sabe.



 Muitos de nós já nos deparamos com medos que aparentemente não influenciam em nosso dia a dia, como medo de barata, aranha... só que existem medos que literalmente paralisam quem os tem, mais comumente chama-se "fobia", e uma delas é a BRONTOFOBIA, é o medo paralisante de raios e trovões. As pessoas que sofrem da doença se apavoram sempre que percebem a possibilidade de uma chuva forte, e já começam a sofrer antecipadamente, apenas ao pensar nos raios e trovões que podem acontecer durante a tempestade.



A brontofobia é muito prejudicial para a vida profissional e social da pessoa que sofre desse mal, pois acaba levando-as a ter pavor em sair de casa, impossibilitando de cumprir compromissos e obrigações e até ao trabalho sempre que ameaça cair uma chuva mais forte. Para essas pessoas, a condição climática é sempre um pesadelo, a chuva, os raios e os trovões são como um armagedom, não, não é exagero.

Esse medo de trovões, raios ou tempestades é totalmente irracional, ou seja de cunho psicológico e de grande interferência, e pode estar relacionado a traumas vivenciados na infância, fase da vida em que as crianças naturalmente têm medo de trovões. Em alguns casos, os eventos traumáticos são tão marcantes que as pessoas levam anos para se curar da brontofobia.

Uma das situações vividas na infância que pode levar ao desenvolvimento da doença é o fato de a criança ter tomado um choque elétrico durante uma chuva forte, por exemplo. Nessa condição, a pessoa leva essa experiência traumática para a fase adulta.

Os principais sintomas da brontofobia são: nervosismo excessivo durante chuvas fortes, preocupação constante com o clima, pânico, ansiedade, desmaios, sudorese e aumento da frequência cardíaca. Se você tem esse problema ou conhece alguém que sofra desse mal, o indicado é que procure um psicólogo para tratar-se e voltar a ter uma vida normal.


Comentários

Postagens mais visitadas