"As 10 piores secas já registradas no mundo".

Conhecemos bem esse termo, quando se fala em seca, de cara lembramos do Nordeste, fase em que rios secam, animais morrem de sede e fome, pessoas passam por sofrimentos sub-humanos, tendo que buscar água a longa distâncias, ou se, o governo tem um meio de ajudá-los, envia caminhões pipas, que geralmente a água é paga, o que sinceramente eu acho um absurdo, e por ai vai, seca é uma condição triste, mas real a uma boa parcela mundial, não só no Brasil, na lista abaixo está as secas mais severas já registradas no mundo e suas consequências. Confira:


10 - Seca na África - 2011


Entre julho de 2011 e meados de 2012, uma grave seca afetou a totalidade da África Oriental. A seca causou uma grave crise alimentar em toda a Somália, Djibouti, Etiópia e Quênia que ameaçava a vida de mais de dez milhões de pessoas.

onte: Wikipedia, Image: commons.wikimedia.org


9 - A onda de fome na China - 1958/1961


A Fome que assolou a China, durou quase três anos, de 1958-1961, ocorreu por uma série de razões, incluindo secas extremas. Estima-se que mais de quinze milhões de pessoas morreram durante estes 3 anos,a estimativa é que quase quarenta e três milhões de pessoas perderam suas vidas no que foi considerado a pior já registrada na China.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


8 - A seca de Sahel (África) - 2010


Outra seca extrema aconteceu em Sahel, a região "campeã" da África, cerca de 10 milhões de pessoas ficaram em risco de sofrer com a fome no Chade, Mali, Mauritânia e Níger, e em menor grau Burkina Faso, Senegal e as regiões do norte do Camarões e Nigéria. A fase oorreu de fevereiro a agosto de 2010. Foi uma das piores que já atingiram a região nos últimos tempos devido a uma seca .

Fonte: Wikipedia, Image: commons.wikimedia.org


7 - A extrema seca que assolou a Austrália - 1888


Em 1888, a Austrália passou pelos piores dias secos já registrados. Victoria, Tasmânia e Nova Gales do Sul teve o ano mais seco desde que os registros começaram a ser mantidos, enquanto Queensland teve uma seca severa, bem como, e muitos animais pereceram por consequência da seca. O Sul da Austrália sofreu suas secas mais severas, bem como a Austrália Ocidental, principalmente as áreas agrícolas centrais, agricultores perderam muitas plantações e animais especialmente ovelhas.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


6 - Seca Australiana em 2000


A seca de 2000 na Austrália, também conhecida como a seca do Millennium, é dito por alguns de ser o pior registrada desde a de 1888. A seca começou em 1995 e continuou em toda a Austrália até o final de 2009, e cessou no início de Maio de 2012. Com o fim oficial da seca foi doada em 2012, a quantia de US$ 4,5 bilhões em assistência aos prejudicados com a seca.

Fonte: Wikipedia, Image: Pixabay.com


5 - Seca de Sahel -2012


Desde 2012 cerca de vinte milhões de pessoas têm vindo a enfrentar a fome em oito países da África Ocidental, incluindo a região de Sahel. A combinação de culturas que falharam, praga de insetos, conflitos e seca extrema, coletivamente causou a fome que se seguiu, e que é considerado um das piores do planeta nos últimos anos.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


4 - Seca na Etiópia - 1983/1985


A pior epidemia de fome a abater a Etiópia na história moderna, foi causada por uma seca extrema que ocorreu na região. Isso resultou em mais de 400.000 mortes.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


3 - Austrália - 1982/1983


Em termos de deficiências de curto prazo e de precipitações (até um ano) e seus impactos, de 1982-1983 a seca foi, provavelmente, da Austrália a pior no século XX. Ele começou no Outono de 1982, com deficiências de precipitações severas sobre o leste da Austrália, e exacerbados geadas constantes e frequentes em junho e julho. As condições secas persistiram, e no final do ano a extensas áreas do leste da Austrália teve recorde de baixa, entre abril-dezembro. O rio Murrumbidgee superior tornaram-se em poços e reservatórios, e em todo o sudeste os níveis caíram consideravelmente por muitos anos.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


2 - Dust Bowl - O Sujo anos 30


Designa-se por Dust Bowl um fenómeno climático de tempestade de areia que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1930 e que durou quase dez anos. Foi um desastre económico e ambiental que afetou severamente boa parte dos Estados Unidos da América naquela altura.
O Dust Bowl, ficou conhecido como o 'Sujo anos 30', foi um período de tempestades de poeira graves que prejudicaram grandemente a ecologia e agricultura dos EUA e pradarias canadenses na década de 1930. A seca veio em três ondas, 1934, 1936 e 1939-40, mas algumas áreas de planícies elevadas experimentaram condições de seca por até oito anos. O Dust Bowl afetou cem milhões de acres centradas em torno dos cabo de frigideira do Texas e Oklahoma e tocou seções adjacentes do Novo México, Colorado e Kansas, enquanto ele forçou milhares de famílias a abandonar suas fazendas.

Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia


1 - A seca Chinesa de 1941


Este é considerada por muitos o pior desastre completamente atribuído a uma seca e falta de chuvas, sem qualquer outro fator, como conflitos, guerras e outros desastres naturais que ocorreram ao mesmo tempo. A seca chinesa de 1941, impediu que milhões de pessoas evoluissem em termos de crescimento e cuturalmente, como resultado, estima-se que três milhões de pessoas morreram.




Fonte: Wikipedia, Imagem: Wikipedia



                                                                                               



Comentários

Postagens mais visitadas