Top 10 Mitos ridículos da Ciência

 Sabemos que existem muitos equívocos na ciência, o que é comum em qualquer área, mas existem mitos que ultrapassam os limites do absurdo e olha que ainda tem gente que acredita...(¬¬')

10 - A evolução do Homem;

Mito: A evolução vai do Inferior ao Superior.



Na História da evolução , existem controvérsias a respeito disso, pelo fato de espécies animais terem sobrevivido desde os tempos mais remotos sem mudança alguma em suas estruturas, ou seja, sem melhora alguma, Alguns exemplos disso são os fungos, tubarões, lagostas, e musgos... Outras espécies de fato mudaram, mas nada absurdamente surpreendente como o "Ser Humano", ai fica a questão, como evoluímos tanto, passando do estágio macaco/ Homem, quando os próprios macacos não dão sinais de evolução, sim, é uma espécie muito inteligente, que se assemelha conosco, mas nada que se assemelhe a nossa autonomia.

9 - Os seres Humanos explodem no espaço;


Mito: Quando expostos ao vácuo o corpo explode.

Já vimos muito isso em filmes de ficção científica, e talvez esse mito resulte justamente da ilusão das cenas cinematográficas, o ser humano exposto ao vácuo, ainda tem a capacidade de sobreviver 30 segundos no espaço, consumindo o oxigênio ainda presente em seus pulmões e corrente sanguínea, após esse período o que aconteceria, seria ele perder a consciência por falta de oxigênio e consequentemente, vir a morrer por asfixia.

8 - Estrela mais brilhante;

Polaris é a estrela mais brilhante no Hemisfério Norte.

Sirius é a mais brilhante, apesar da desvantagem de tamanho, com sua magnitude de 1,47 contra a polaris que é de 1,97. Isso se explica pelo fato de que, quanto menor a estrela, mais brilhante ela é.(Adorei essa Parte!)
Polaris é chamada estrela do Norte e está situada na constelação Ursa menor, ela é a mais brilhante da constelação. Elas mudam de local constantemente, porque possuem uma espécie de tração lenta em relação a terra.

7 - 5 segundos para pegar;

Mito: Você tem até 5 segundos para pegar um alimento do chão, que ele não estará contaminado.

Vai de cada um, mas dependendo do chão, você não irá comê-lo, não é?!
Eu já fiz muito isso, mas porque o chão estava limpo, ou pelo menos é o que parecia. Exitem bactérias em todos os lugares, inclusive no ar que respiramos, nosso organismo ao ter contato com certos tipos de bactéria, automaticamente aciona um exército que fica encarregado de desenvolver um sistema imunológico resistente  a elas, mas lógico que é mito, se cair no chão, no mesmo instante é contaminado por microorganismos, vai arriscar?
Eu já arrisquei.

6 - Lado escuro da lua;

Mito: Há um lado escuro na Lua.
Na verdade, o lado que fica escuro na lua, é o lado em que o sol está no lado oposto, ou seja, o sol é capaz de iluminar somente um lado, mas de acordo com a rotação, esse lado é iluminado.
Este equívoco surgiu porque há um lado da Lua que nunca é visível para a Terra. Isto é devido ao bloqueio das marés, devido ao fato de que a força gravitacional da Terra sobre a Lua é tão imensa que só pode mostrar um lado para nós.

5 - Neurônios (Células Cerebrais);

Mito: As células cerebrais não podem se regenerar.


Esse mito surgiu, porque foi ensinado por um longo período pela comunidade científica, Mas em 1998, os cientistas da Suécia e do Instituto Salk, em La Jolla, Califórnia descobriram que as células do cérebro em humanos maduros podem se regenerar, estudo constatou que o centro de memória e aprendizagem do cérebro pode criar novas células - dando esperança para uma eventual cura para doenças como Alzheimer.

4 - Dinheiro caindo do céu;

Mito: Se uma moeda cair de um prédio bem alto, é capaz de matar uma pessoa.

Isso já é clichê em filmes, que uma simples moeda é capaz de matar um ser humano se jogada do alto de um prédio, acreditasse nisso, porque supõem-se que ao ganhar velocidade o suficiente para isso.
 Mas o fato é que a aerodinâmica de um centavo não são suficientes para torná-lo perigoso. O que aconteceria na realidade, é que a pessoa que é atingida iria sentir uma picada - mas eles certamente sobreviveria ao impacto.

3 - Calor Extremo;

Mito:Meteoros são aquecidos ao contato com a atmosfera.
Quando um meteorito entra em contato com a atmosfera, é realmente a velocidade que comprime o ar na frente do objeto que faz com que ele aqueça,
É a pressão sobre o ar que gera um calor intenso o suficiente para fazer a rocha tão quente que brilha (se tivermos sorte o suficiente para estar procurando no céu no momento certo). Nós também devemos excluir o mito sobre meteoros serem quentes quando atingem a terra - tornando-se meteoritos. Meteoritos são quase sempre frio quando batem - e na verdade eles são freqüentemente encontrados cobertos de gelo. Isso porque, eles são tão frios em sua viagem através do espaço que o calor não é suficiente para fazer mais do que, queimar as suas camadas exteriores.

2 - Relâmpago;

Mito: O raio não cai 2 vexes no mesmo lugar.
Da próxima vez que você vê um raio e você considerar correr para se proteger do próximo que virá, considere essa hipótese, RAIO CAI SIM DUAS VEZES NO MESMO LUGAR. Nunca fique embaixo de árvores ou no topo de edifícios altos.
Em um campo grande e aberto, o objeto mais alto pode ser atingido várias vezes, até que o relâmpago mova-se suficientemente longe para encontrar um novo alvo. O Empire State Building é atingido cerca de 25 vezes por ano.

1 - Gravidade no espaço.

Mito: Não há gravidade no Espaço.

Na verdade, não há gravidade no espaço - muito disso. A razão que os astronautas parecem estar flutuando, é porque eles estão em órbita. Eles estão caindo em direção à terra, mas movendo-se suficientemente para os lados. Então, eles estão, basicamente, sempre caindo. Gravidade existe em praticamente todas as áreas de espaço. Quando um serviço de transporte chega a altura de órbita (cerca de 250 milhas acima da Terra), a gravidade é reduzida em apenas 10%.


Fonte: Listverse

Comentários

Postagens mais visitadas